quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atividades sobre o filme A Corrente do Bem

Corrente do Bem é um ótimo filme para trabalharmos em sala de aula, pois diversos temas como preconceito, fé e esperança nas pessoas, atitudes diferentes para mudar o mundo, voluntariado, entre outros, são abordados. Segue abaixo um roteiro de atividades pedagógicas de minha autoria.

Sugiro essas atividades para alunos de 9º ano ao Ensino Médio, claro que, respeitando nas respostas, que são dissertativas e de acordo com a opinião do aluno, a maturidade intelectual de cada ano ou série. Podem mudar como quiserem. Espero que gostem.
corrente-bem-gramatica-linguagem
Sinopse: A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um.
Atividades sobre o filme A Corrente do Bem

** Questões para debate em sala de aula:

No filme A CORRENTE DO BEM observe os seguintes pontos para discutirmos depois em sala de aula.

1.    As mazelas da sociedade
2.    0 caminho de Trevor ao ir embora
3.    A violência e suas caras
4.    O tipo de escola em que Trevor estuda
5.    A mãe do garoto
6.    As atitudes de Trevor
7.    Desestrutura familiar
8.    Preconceito
9.    A fé em si e nos outros
** Questões de Atividade Escrita:

1)    Comente as seguintes frases abaixo:
a)    " É só generosidade entre estranhos"
b)    "Há um mundo lá fora e mesmo que não queiram enfrentá-lo vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Então é melhor começar a pensar no que ele significa para vocês agora."
2)    No seu ponto de vista:
a)    0 que é um "pensador global"?

b)    O que o mundo quer de nós?

c)    Somos livres?
d)    Eu gosto do mundo que vejo?

e)    E se o mundo for uma grande decepção?

f)    Onde fica o reino das possibilidades em cada um de nós?

g)    É o esforço que vale nota?

h)    "Só queria ver se o mundo mudaria mesmo". Qual mundo?

i)    "Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são, É difícil mudar. Então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo". Comente.
** Observações: 
- Trabalho escrito com as respostas dos enunciados 1 e 2;
- Pode ser individual ou em grupo de três participantes;
- Observar no trabalho letra legível, coordenação de idéias, pensamentos, grafia das palavras (pode ser digitado ou manuscrito);
- O trabalho deverá conter Capa, introdução, desenvolvimento do roteiro e conclusão.

- Utilize sempre que necessário a Gramática e o Dicionário. Busque o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário