quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cine-fórum – filme: O DIABO VESTE PRADA

Sinopse

Andy Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem formada em direito que sonha com jornalismo e por isso se muda para Nova Iorque. Concorre e é aceita como assistente (secretária) da poderosa Miranda Priestly (Meryl Streep), editora de moda da Runaway Magazine, uma das mais conceituadas revistas de moda. Todos dizem que é emprego desejado por milhares de garotas, mas Andy não faz idéia do porquê. Ao conseguir a tão desejada vaga, têm início os tormentos na vida da jovem. Sua vida pessoal é anulada na medida em que os pedidos (sempre emergenciais) de Miranda tornam-se cada vez mais absurdos, a qualquer hora do dia ou da noite (Meryl é uma chefe exigente, perfeccionista e durona, capaz de existir em qualquer tipo de empresa). Na Runway, a jovem jornalista toma contato não somente com os problemas que surgem ao trabalhar para uma pessoa tão exigente quanto Miranda, mas também com o mundo da moda. Andy passa por uma mudança radical, tanto visualmente quanto em relação ao seu comportamento.

Ficha Técnica
Título no Brasil: O Diabo Veste Prada
Título Original: The Devil Wears Prada
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 22/09/2006
Site Oficial: http://www.devilwearspradamovie.com
Estúdio/Distrib.: 20th Century Fox film Corporation
Direção: David Frankel
Produção: Wendy finerman
Fotografia: Florian Ballhaus
Trilha sonora: Theodore Shapiro
Roteiro: Aline Brosh McKenna, baseado em livro de Lauren Weisberger
Desenho de Produção: Jess Gonchor
Direção de Arte: Anne Seibel e Tom Warren
Figurino: Patricia Field
Edição: Mark Livolsi
Efeitos Especiais: Lola Visual Effects
Premiações:
- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Figurino.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Meryl Streep), além de ser indicado
nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz Coadjuvante (Emily Blunt).
- Recebeu 5 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Atriz
Coadjuvante (Emily Blunt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.
- Recebeu 3 indicações ao MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Revelação (Emily Blunt),
Melhor Vilão (Meryl Streep) e Melhor Comediante (Emily Blunt). Roteiro para análise do filme: O Diabo Veste Prada.
1- Onde se passa o filme? Qual seu cenário principal?
2- Quem são seus protagonistas? Caracterize o seu contexto histórico.
3- A flexibilidade para ingressar na vida profissional é uma realidade do jovem trabalhador. Hoje
temos que fazer diversas tarefas em uma empresa e temos que nos adaptar a essas mudanças
constantes. A situação que Andy vive para conseguir o emprego, representa a realidade do
trabalhador brasileiro? Justifique.
4- Que habilidades e competências se fizeram necessárias para que Andy exercesse a função de
assistente de Miranda Priestly?
5- O fato do filme não ser tipicamente comum onde a mocinha termina feliz e a vilã arrependida, por abordar as questões empresariais com certa verdade e crueldade, por tratar do relacionamento
interpessoal com a maturidade e despotismo, que lições você consegue tirar do filme?
6- A sátira as grandes corporações da indústria da moda, com uma chefe durona, fria e calculista,
ditando ordens para suas secretárias, manobrando sua equipe e concorrentes em nome da sua
carreira. Que valores essa personagem apresenta a sociedade materialista?
7- Quando Andy fala que sua vida pessoal está por um fio e Nigel, o diretor de modas lhe diz “isso
acontece quando o trabalho vai bem” e pede para ela avisá-lo quando a vida toda dela for pelos
ares, porque significa que a mesma será promovida, poderíamos dizer que essa visão capitalista
do se dar bem no trabalho é incompatível com a vida pessoal? Justifique.
8- Considerando a frase capitalista “Os fins justificam os meios” você considera ético o que Andy
fez com o escritor para conseguir o livro?
9- Seria correto afirmar que as questões pós modernas do narcisismo, da busca por uma carreira
pessoal bem sucedida e o poder como fim absoluto, são valores que descartam as relações
afetivas tratando como meros bens de consumo?
10- Miranda Priestly, no seu templo de poder – a revista Runway Magazine – dita as ordens com tal habilidade e convicção, que demonstra saber manipular pessoas como se fossem fantoches, pois
sabe que sua moeda de troca é alta: status e poder. Atualmente vivemos num mundo onde o culto
ao corpo é a nova ordem, roupas de grife são sonho de consumo e explicitação do sucesso pessoal
dos indivíduos, Na contemporaneidade, vive-se num mundo imagético, onde o culto ao corpo é a
nova ordem. Roupas de grife são o sonho de consumo e a explicitação do sucesso pessoal dos
indivíduos. È correto afirmar que é essa situação que faz com que o capitalismo sobreviva até
hoje? Justifique.
11- Miranda abusa do seu poder, tratando as pessoas como marionetes, traça suas estratégias de
sucesso e prestígio descartando funcionários competentes, porém sabe que estes estão vinculados
a ela não por afeto, mas por interesses narcíseos. Desta forma cria um jogo pesado e degradante,
do qual é protagonista e vítima. Quando a poderosa Miranda Priestly diz “Vejo muito de mim
mesma em você”, ela se refere a que propriamente dito?
12- Que leituras permitem a análise do filme sobre as questões administrativas? Indique-as. 13- Andy começa a destacar-se em seu trabalho quando algumas de suas posturas vão atendendo aos
interesses de sua chefe. Descreva o perfil profissional desejado por Miranda Priestly para a
ocupante do cargo.
14- As posturas anteriormente tomadas por Andy contribuíram para as escolha de seu novo emprego?
Que análises podem ser feitas em relação a postura profissional e carreira?
15- Quanto ao assédio moral:
a) Cite algumas situações do filme que poderão ser caracterizadas como assédio moral.
b) De que forma se comportava a agressora?
c) De que forma se comportava as vítimas?
d) Em que passagens do filme se comprovam que as ações de humilhação eram repetitivas
e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções? (Para se
caracterizar assédio moral a ação não pode ser isolada, uma vez só).
e) Na empresa havia um 'pacto da tolerância e do silêncio' por parte de outros
funcionários, ou seja, alguém enfrentava a chefe?
f) Quais os sintomas apresentados pela assistente de que ela estava sendo vítima do
assédio moral?
g) Quais foram os danos do Assédio moral causada a assistente?
16- Marque as situações de assédio moral que a assistente passou
Sua chefa:
Não lhe cumprimentava mais e não fala mais com ela
Atribuía a ela "erros imaginários"
Bloqueava o andamento dos seus trabalhos
Mandava cartas de advertência protocolada
Impunha horários injustificados
Enchia-a de trabalho
Pedia trabalhos urgentes sem nenhuma necessidade
Dava instruções confusas e imprecisas
Ignorava sua presença na frente dos outros
Falava mal dela em público
Manda-a executar tarefas sem interesse
Fazia circular maldades e calúnias sobre ela
Transferiu de setor para lhe isolar
Não lhe dava qualquer ocupação; não lhe passa as tarefas
Retirava seus instrumentos de trabalho: telefone, fax, computador, mesa...
Proibia seus colegas de falar/almoçar com você
Agredia-a somente quando ela estava a sós com a chefe
Insinuava e fazia correr o boato de que ela estava com problema mental ou familiar Forçava -a a pedir demissão
Prejudicava sua saúde


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